diário da esperança

Para quem iremos?

Cosmovisão (ou "visão de mundo") é o conjunto de crenças que temos e que moldam nossa identidade e comportamento. Em outras palavras, são os "óculos" pelos quais enxergamos a realidade e que definem o que cada um pensa sobre religião e política ou como trata as pessoas, por exemplo.

Muitas vezes, sequer percebemos qual é essa visão de mundo que temos. Nos chocamos com o nosso comportamento porque, infelizmente, muitas vezes nos falta esse autoconhecimento. Quais são nossos valores na prática? Se eu tiver que escolher entre o prazer, o aplauso das pessoas, o bem-estar da minha família ou minha fé, qual será minha escolha? A nossa resposta em situações desafiadoras diz muito sobre nossa cosmovisão.

Dentre as incontáveis cosmovisões que existem, falarei daquela que é a mais razoável para minha mente e que, ao mesmo tempo, traz o maior consolo para minhas emoções. É a cosmovisão cristã.

O que diferencia os cristãos de outros grupos é sua afirmação de que Cristo é a "imagem do Deus invisível" (Cl 1.15). Na verdade, os cristãos acreditam que existe um único Deus e que Cristo é o próprio Deus que se fez homem (Dt 6.4, Jo 1.14). Ou seja, que Ele é a revelação do absoluto a nós. O Deus Eterno, santo, imutável, autoexistente (não depende de nada ou ninguém para existir), justo e bom revelou Sua natureza a nós por uma única fonte autorizada. Essa fonte é um homem que viveu há 2 mil anos no Oriente Médio e cujo nome era Yeshua (ou Jesus, em português), que viveu uma vida irrepreensível, fez diversos milagres públicos, proferiu palavras eternas, morreu em uma cruz e, ao terceiro dia, sua tumba foi encontrada vazia.

Falta-me tempo e espaço para abordar as provas históricas de tais afirmações, mas o essencial é que o mesmo Jesus afirmou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede" (Jo 6.35). Todos temos fome e sede de amor, de atenção e de sentido. Em um mundo onde nos faltam verdades absolutas, podemos saber que existe uma grandiosa e consoladora verdade que permanece: "Deus nos ama e não estamos aqui em vão".

Se você está lendo esse texto, é porque está vivo. Se está vivo, Deus deseja se revelar a você por meio de Cristo. Entregue sua vida a Ele. Deixe que Ele, que nos fez e nos conhece melhor que ninguém, lhe mostre os pensamentos e sonhos que tem para você. Que nós confessemos juntamente com o apóstolo Pedro, "Para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna" (Jo 6.68).

Texto: Bruno chaves
Engenheiro civil e líder da Mocidade para Cristo (MPC) Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A palavra que não existe para algumas pessoas Anterior

A palavra que não existe para algumas pessoas

O mundo não é um aquário Próximo

O mundo não é um aquário

Colunistas do Impresso